Antigo, clássico, reciclado, em segunda mão? Mas afinal o que é que o conceito de vintage abrange?
A origem da palavra vintage surgiu ligada às colheitas de uvas, quando as condições de produção e estágio dos vinhos eram as ideais para um resultado de qualidade excepcional.

A designação vintage foi aplicada ao mundo da moda, entre as décadas de sessenta e setenta em Paris, Londres e São Francisco. Estas eram as capitais das roupas em segunda mão, e vintage dizia respeito a peças de vestuário que tinham marcado uma época. A palavra vintage ganhou então um novo significado, e foi convencionado que os acessórios e roupas dos anos vinte aos anos oitenta são vintage. Mais recentemente e devido a um sentimento crescente de revivalismo, o termo vintage expandiu-se aos móveis, relógios, aparelhagens e decoração.

Na edição do Best Of desta semana, sugerimos-lhe as melhores lojas vintage, em Lisboa e no Porto. Aqui encontrará a peça ideal, o acessório único ou o móvel revivalista que procura há tanto tempo.

 

Outra-Face-da-Lua-Viuva-Alegre1

 

Outra Face da Lua

A Outra Face da Lua está aberta desde 2005 na Rua da Assunção e é uma das lojas vintage mais conhecidas em Lisboa. (+)

Viúva Alegre

A loja inserida na Baixa lisboeta é recheada de adereços, sapatos, malas, casacos e vestidos de outros tempos. (+)

 

 

Vintage-Bazaar---Retrostore

 

Vintage Bazaar

A Vintage Bazaar com duas lojas, uma no Chiado e outra em Oeiras, surgiu com o objetivo de vender moda de qualidade, com design próprio e para entrega imediata. (+)

Retrostore

Inserida em São Bento, a Retrostore dedica-se à comercialização de móveis, candeeiros, e outros elementos decorativos que remontam a décadas específicas. (+)

 

As-de-Espadas-Rosa-Chock-Vintage

 

Ás de Espadas

Um destino de perdidos e achados de outros tempos em pleno Bairro Alto, Lisboa. (+)

Rosa Chock Vintage

No Porto, a Rosa Chock Vintage é um espaço irreverente, que cruza estilos e resgata tendências retro. (+)

 

 

Trash-Vintage---Zareca's-Story

 

Trash Fashion

Inserida no Centro Comercial Bombarda, no Porto, a Trash Fashion reúne moda vintage, roupas, acessórios e sapatos em segunda mão e de outros tempos. (+)

Zareca’s Story

A Zareca’s Story, no Porto, tem a particularidade de vender vestidos de noiva personalizados em croché. (+)

 

 

El Dorado Maria Gonzaga

 

El Dorado

Inserida em pleno Bairro Alto, a El Dorado vende peças vintage e em segunda mão, que pertenceram inclusive a artistas. (+)

Maria Gonzaga

No mercado desde 1990, o Maria Gonzaga-Guarda Roupa disponibiliza serviços criativos e de aluguer de roupa, tendo também uma loja vintage. (+)

 

 

Arquivo-Ornitorrinco

 

Arquivo

O Arquivo resultou da recuperação de um um palacete do séc. XIX , na baixa do Porto e constitui um surpreendente espaço multi-funcional: é atelier, loja e restaurante. (+)

Ornitorrinco

Em plena Baixa do Porto, a Ornitorrinco vende roupa e acessórios em segunda, dos anos 70, 80 e 90. (+)