VISITAR AZAMBUJA: O QUE FAZER, ONDE COMER E DORMIR

DAS MUITAS HISTÓRIAS DA HISTÓRIA ÀS TERRAS VINHATEIRAS, DOS CAMPINOS E DOS TOIROS AO PÃO E AO QUEIJO, AZAMBUJA APOSTA EM CONJUGAR COM EQUILÍBRIO NATUREZA, MODERNIDADE E INOVAÇÃO.

Praça do Município

O mais oriental concelho do distrito de Lisboa, ponte entre a grande urbe e a lezíria do Ribatejo, estende-se por 261Km2 até ao Tejo. Os seus 22 mil habitantes espalham-se por sete freguesias ou, como dita o imaginário local, “Alto Concelho” e “Baixo Concelho”.

Em Vila Nova de S. Pedro encontramos os primeiros vestígios de ocupação humana do Concelho, que remonta ao 3.º milénio a.C. O povoado ali existente é monumento nacional e atrai a atenção dos arqueólogos e de um número crescente de visitantes. Mas é Vale do Paraíso que salta para a ribalta da História. Ali teve lugar, em 1493, o encontro secreto entre o navegador Cristóvão Colombo e o Rei D. João II, atualmente com centro de interpretação instalado na Casa Colombo. A vizinha Vila Nova da Rainha foi palco do casamento de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, no séc. XIV – na maravilhosa igreja com azulejos alusivos a Santa Marta. Em Aveiras de Baixo, o rei D. Dinis deu cartas ao mandar plantar o Real Pinhal da Azambuja e a Mata Nacional das Virtudes. E é aqui, na “Fátima” (santuário) da Idade Média, que a Igreja / Mosteiro de Sta. Mª das Virtudes abre portas ao Centro de Divulgação do Património Religioso do Concelho.

Mata das Virtudes

Tantas aventuras abriram apetites e desencadearam sedes. Na mais alta colina da Maçussa, um moinho que se supõe do séc. XVI é ex-líbris da região e justifica a designação “Terras de Pão”. Na gastronomia, todo o concelho se assume orgulhosamente como “Terra do Torricado”, deliciosa receita de pão herdada do passado. Come-se com tudo, mas pode juntar-se bacalhau assado ou carne grelhada. Não deixe, também, de provar as enguias, iguaria ligada ao Tejo, rio tão marcante na comunidade. E sugerimos, ainda, que experimente o famoso queijo de cabra artesanal, de Maçussa, único e reconhecido por grandes chefs.
Para beber, os excelentes vinhos aqui produzidos já conquistaram inúmeros prémios. Aveiras de Cima recebeu o título “Vila Museu do Vinho”, um museu vivo de vinhas e adegas que pode ser visitado ao longo do ano.

Feira de Maio da Azambuja

Com comes e bebes de qualidade, reina a festa. Nesta freguesia, em abril, há que passar pela ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas-Aveiras de Cima. Depois vem a centenária Feira de Maio em Azambuja – a mais castiça das festas ribatejanas. Acontece no último fim de semana do mês e proporciona convívio, festa brava e afición! É o corolário anual da celebração da trilogia Toiro/Cavalo/Campino, protagonista na identidade e tradição azambujenses.

VISITAR

Sítio arqueológico de excelência e monumento nacional de referência para a pré-história da Europa, o “castro” de Vila Nova de S. Pedro continua a ser um livro aberto ao conhecimento. Povoado fortificado do Calcolítico, este castelo do 3.º Milénio a. C. é representativo das primeiras... LER MAIS
Belo exemplar da arquitetura renascentista, uma das joias do património religioso nacional, classificado Imóvel de Interesse Público, deve a sua edificação ao pós-terramoto de 1531 e à sinergia conjunta do povo, do donatário da vila e da Coroa e ao Estudo Geral do Reino (Universidade Port... LER MAIS
Situado em Vale do Paraíso, Azambuja, local de encontro entre Cristóvão Colombo e D. J... LER MAIS
Herdeira do Pinhal de Azambuja, plantado por ordem de D. Dinis, assumiu na história pape... LER MAIS
A coleção etnográfica de Sebastião Mateus Arenque e o espólio documental de António ... LER MAIS

DORMIR

No Ribatejo, a quatro quilómetros da Vila de Azambuja, a Casa do Alfaro - Turismo Rural oferece a beleza e a tranquilidade do campo num ambiente de grande conforto. Inserida numa propriedade com 50.000 m2, a Casa do Alfaro - Turismo Rural nasceu da recuperação das adegas de uma quinta que no s... LER MAIS
Uma casa com três séculos de história, situada numa propriedade produtora de vinhos,  proporciona grande tranquilidade ao visitante e ainda experiências de enoturismo. Wi-Fi: Sim, nas zonas comuns Equitação: Sim, nas proximidades Aceita animais: Sim, a pedido... LER MAIS

COMER

O peixe do mar e o marisco são as iguarias do Aveiramariscos há mais de três décadas,... LER MAIS
Os aromas do campo servidos à mesa, com a tradição ribatejana como base. Dispõe de sa... LER MAIS
Situado num centro comercial da Azambuja, não deixa por isso de ser um restaurante de re... LER MAIS

ver +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *