O Espiche Clubehouse & Golf fica a 5 minutos de Lagos e marca a diferença pela sua aposta na sustentabilidade e harmonia com a natureza.
Um clube de golfe sustentável num cenário idílico
Com uma localização privilegiada numa reserva natural, e sobre um aquífero, o campo concebido pelo arquitecto Peter Sauerman encontra-se totalmente integrado na natureza envolvente. A visão do Espiche valoriza o equilíbrio entre a prática deste desporto e a proteção do ambiente. Para esta visão muito contribuem as inovações adoptadas na gestão dos recursos, nomeadamente ao nível da conservação das águas, e o cuidado na manutenção da variedade da fauna e flora do ecossistema onde se enquadra. Uma instituição comprometida em cultivar a paixão pelo golfe, cumprindo o compromisso para com os seus clientes (nota-se o cuidado na manutenção do campo e na disponibilização de infraestruturas modernas e confortáveis), mas que tem em conta as suas responsabilidades ambientais.
A prática do golf no Espiche é única e sai definitivamente enriquecida pela envolvência. Mais do que a prática de um desporto, e as condições deste campo são ideais para a concentração pedida, aqui experiencia-se um cenário idílico e fascinante.
Entre as tacadas, nada melhor para relaxar do que absorver a luxuriante natureza que rodeia este campo, em toda a sua biodiversidade. A vista pode deslumbrar, nomeadamente as vinhas no horizonte, ou mesmo a serra de Monchique, mas não se distraia totalmente, pois este é um campo de golf exigente…
Com 18 buracos, par 72, o Espiche é aliciante para os mais experientes e um teste aos iniciados. Os tees têm entre 5026 e 5860 metros. A disposição do campo, tal como o desenho dos fairways, tira partido das diferentes encostas do terreno. Os greens largos e cuidadosamente localizados obrigam os jogadores a movimentos inteligentes e a utilizar várias técnicas de aproximação. Os pontos de partida são dois e localizam-se no centro do curso, a partir do 1º e 10º tees. Um campo que, ao mesmo tempo que delicia com o seu aspecto pitoresco, testa todas as capacidades dos golfistas. O handicap para homens tem o máximo de 28 e para mulheres de 36.
Para proporcionar a melhor experiência de golf possível este club dispõe de diferentes serviços: aluguer de equipamento (para homens e mulheres, mão direita e mão esquerda), uma loja de golfe (onde pode adquirir vestuário, calçado, equipamento e acessórios), vestiários, buggy bar e ainda aulas (em várias línguas, para jogadores de todos os níveis e idades).
Uma Clubhouse premiada
Concebida pela arquitecta Nadine Berger, tendo em conta a visão de sustentabilidade do clube, a clubhouse do Espiche Golf tornou-se já uma das referências mundiais deste tipo de edifício.
Localizada numa encosta virada a sul, funciona como ponto de referência para os golfistas em qualquer parte do campo. Foi construída sobre antigas ruínas algarvias e as pedras da construção original foram usadas nas paredes inferiores da estrutura exterior. Para além do abraçar da história do lugar, a arquitecta responsável considerou o equilíbrio com o meio natural circundante e a aposta na sustentabilidade.
Com dois terraços, salões em dois níveis, um restaurante e um bar, pátio com jardim interior, balneários e uma zona de recepção, este imponente edifício oferece uma vista panorâmica sobre todo o campo e a natureza envolvente, sendo o espaço ideal para relaxar entre a prática do desporto, a qualquer altura do dia.
A qualidade deste edifício já lhe trouxe duas distinções. Em 2015 foi distinguido com a 3ª posição na categoria “Nova Construção e Remodelação” nos prémios “Club House of the Year” promovidos pela importante revista Golf Inc. Magazine, tornando-se assim o primeiro espaço fora dos EUA com esta distinção. Dintinguindo-se pelo design inovador e pela sustentabilidade, esta clubhouse foi descrita pelo júri como uma “pequena jóia”, “um clubhouse moderno, de linhas limpas e vistas deslumbrantes”. Já em 2016 foi nomeado para melhor empreendimento turístico nos Prémios Nacionais do Imobiliário 2016 (os Oscars do sector), sendo um dos 9 finalistas (e o único campo de golfe na selecção).
O restaurante com sabor mediterrânico
O restaurante da clubhouse é o igualmente prestigiado “Gecko”. Este restaurante de cozinha mediterrânica dispõe de menus que tiram partido dos ingredientes naturais e sazonais (de origem local) para a elaboração de diferentes refeições, do pequeno-almoço aos pratos quentes, passando pelas Tapas, os hambúrgueres e as sandwiches. Para além das comidas, pode contar com uma selecção cuidada e variada de vinhos, com alguns dos melhores exemplares do Algarve.
Com a coordenação do chef Frederico Fonseca (vindo de experiências em Inglaterra e Florianópolis), o Gecko encontra-se em sintonia com a filosofia do clube e apresenta uma cozinha equilibrada, simples e sofisticada. A sua localização na deslumbrante clubhouse, com as suas paredes vidradas e a esplanada que permitem uma vista panorâmica sobre a envolvente, proporciona momentos de relaxamento e de desgustação inesquecíveis. A decoração, feita de madeiras e cores terra combina perfeitamente com a natureza envolvente.
O preço médio de refeição no Gecko é de 20 euros por pessoa. Com capacidade de 70 lugares no interior e 80 no exterior, etá aberto todos os dias da semana das 7h30 às 18h00 no Inverno e até às 20h30 no Verão.