10 bons motivos para descobrir o norte de portugal

 

Se Lisboa dispensa apresentações, o mesmo não se pode dizer do norte de Portugal, com encantos ainda pouco explorados. Mas não será certamente por muito tempo…

A fama de Lisboa já deu a volta ao mundo. A cidade é hoje um dos destinos mais populares da Europa, graças à apregoada simpatia dos seus habitantes, aos muitos dias de sol com que é brindada, à segurança que oferece, às fachadas coloridas dos seus edifícios, ao imenso património que conserva. No entanto, está longe de ser o único local do país que vale a pena conhecer. Lisboa é só a ponta de um iceberg ainda em parte submerso. Porque aquilo que os viajantes elogiam na capital – desde a gastronomia à genuinidade, passando pelo baixo custo – vão encontrar em doses reforçadas no resto do país. Tomemos pois a direção do norte, com tanto por descobrir. O norte de Portugal foi o berço da nação e conserva um apelo imaculado, expresso no bom acolhimento das suas gentes, na gastronomia farta e de conforto, na perfeita fusão das tradições seculares com o twist das novas tendências. Região vasta, merece o nosso olhar atento, com especial destaque para…

A CIDADE DO PORTO

É por excelência uma cidade de contrastes. Coexistindo com a cidade barroca, medieval e oitocentista, há zonas modernas e cosmopolitas. Um dos trunfos da cidade é a sua zona ribeirinha, junto ao rio Douro, integrada no centro histórico, Património Mundial da UNESCO.

A SUBIDA DO DOURO

Descubra esta região Património Mundial da UNESCO de barco, seja nos tradicionais rabelos ou num mais moderno cruzeiro, por entre margens de socalcos e vinhedos e barragens com extraordinárias eclusas com desníveis até aos 35 metros.

EXPLORAR O GERÊS

Nos mais de 70 mil hectares de Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre o verde da flora, ainda é possível encontrar aldeias centenárias, como o Soajo ou a Peneda, ondem pastam rebanhos. Mas também há atividades radicais para todos os gostos.

CONHECER GUIMARÃES, A CIDADE BERÇO

O magnífico centro histórico da cidade é Património Mundial. Aqui se descobre o castelo onde se diz que nasceu o primeiro rei de Portugal, as ruas antigas como a de Santa Maria, e uma intensa vida social e cultural.

SENTIR O PULSAR DE BRAGA

A sua Sé Catedral é o centro nevrálgico da cidade dos bispos, que é hoje também uma cidade vibrante e renovada pela população estudantil.

A COSTA ATLÂNTICA

As praias do norte conquistam os amantes dos extensos areais que não temem enfrentar águas frias. Moledo, Afife, Cabedelo, Leça da Palmeira, Apúlia, Ofir e Madalena exigem paragem obrigatória.

PERCORRER OS PASSADIÇOS DO PAIVA

Melhor Projeto Europeu de Desenvolvimento Turístico pelo terceiro ano consecutivo, segundo os World Travel Awards, os passadiços com uma extensão de oito quilómetros na margem esquerda do rio Paiva são o desafio perfeito para quem aprecia percursos espetaculares em plena Natureza.

REJUVENESCER NO VIDAGO

Foi a estância termal preferida da corte portuguesa no século XIX e é ainda hoje um paraíso de mata frondosa e nascentes cristalinas.

DORMIR BEM

Pousadas, mosteiros, quintas, casas com história, edifícios mais modernos com assinatura de arquiteto, rodeados de verde, quando não a parecerem equilibrar-se nos socalcos do Douro, são os domínios dos anfitriões do norte, gente que sabe receber como ninguém. Casa do Conto, Hotel da Música, Palácio do Freixo, no Porto; The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Vintage House Hotel ou Six Senses Douro Valley, no Douro; Pousada Mosteiro de Amares ou Pedras Salgadas Spa & Nature Park serão sempre opções memoráveis. Mas há muitas mais.

COMER MELHOR

Região de boas pastagens, o norte fornece boa carne e enchidos excecionais. Junta-se-lhes a boa hortícola e os vinhos de renome e temos uma cozinha forte e generosa. Serve-se em casas tradicionais – Portucale, Pedra Furada, Adega Faustino – ou em restaurantes com estrela Michelin – The Yeatman, Casa de Chá da Boa Nova, Largo do Paço, Pedro Lemos – e a satisfação é garantida. Saiba onde.

 

Artigo produzido em parceria com Ins Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *