Elisabete Jacinto, Piloto de todo-o-terreno


Um espaço acolhedor e muito tranquilo, onde se pode viver de uma forma agradável e sem stress.

O Montijo viu-a nascer há 55 anos, mas foi em Lisboa que escolheu viver. Iniciou o seu percurso no mundo do Ensino, como Professora de Geografia, atividade que exerceu até 2003. Desde aí tem dado vida e asas à sua grande paixão: ser Piloto de todo-o-terreno.

Atualmente é piloto de todo-o-terreno nas modalidades de camião e moto. Participou quatro vezes nos ralis Paris-Dakar em moto, no Campeonato Nacional de Todo-o-terreno, na Taça do Mundo e nas grandes maratonas africanas. Tem participado em provas internacionais de todo-o-terreno em camião desde 2003, e, em 2019, foi vencedora na categoria Camião no Rali África Eco Race.

É ainda autora de manuais escolares, livros de aventura e de Banda Desenhada. Foi membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (2012-2016), e é Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do Comité Olímpico de Portugal. É membro da EOC (European Olympic Committees) “Gender Equality in Sport” Commission.

Como apresenta o Concelho a quem não o conhece?

Um espaço acolhedor e muito tranquilo, onde se pode viver de uma forma agradável e sem stress. Um centro urbano com tudo o que faz falta, incluindo a segurança que tanto apreciamos. Localizado nas proximidades de Lisboa e com uma boa acessibilidade à mesma (que permite trabalhar em Lisboa, se tal for necessário). Um espaço urbano cujo acesso ao campo ou ao rio se torna fácil.

Complete as seguintes frases:

Só no Montijo encontro… as minhas raízes. Os locais com os quais me relacionei enquanto crescia e me formava como pessoa. É no Montijo que vive a minha família e é lá que tenho alguns amigos que prezo muito.

Um dia perfeito no Montijo é assim… Sair de casa a pé para ir até à Mimosa tomar o pequeno almoço, sem pressa… passando pela Praça da República e cumprimentando todas as pessoas com quem nos cruzamos e que são nossas conhecidas. Mesmo que não sejam não faz mal…  cumprimentamo-las! Ir ao Mercado Municipal comprar legumes, fruta e peixe fresco para fazer o almoço em família. Durante a tarde dar uma volta de bicicleta com um grupo de amigos pelos campos que rodeiam a cidade. Há uns anos faria esse passeio de moto entrando pela Herdade de Rio Frio, indo mesmo até à barragem… ficava completamente cansada, mas realizada. Terminar o dia com um jantar no Restaurante Caféhavaneza com os amigos seria o ideal. 

Não podemos ir embora da Montijo sem… Passear na frente ribeirinha e no Parque Municipal do qual tenho muitas e boas memórias de infância.

O seu Best Of Montijo:

Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:

– um monumento: A Igreja Matriz, Moinho de Maré, Moinho de Vento.

– um museu / espaço cultural:  Museu Municipal do Montijo, Museu Agrícola da Atalaia.

– um jardim: O Parque Municipal, o maior espaço verde da cidade.

– outros: o Colonato de Pegões, pelo seu significado histórico e à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro para apreciar os vinhos.

As melhores atividades de lazer / outdoor no Montijo:

Os melhores hotéis: Tryp Montijo Parque Hotel

Os melhores restaurantes:

– De cozinha de autor: Restaurante Caféhavanesa

– De cozinha portuguesa: O Gilson

– De peixe e marisco: A Casa do Pescador

– De cozinha do mundo: DesTapas

– Para petiscar: DesTapas

– Para comer a “bom preço”: Marradas

– Para comer fora de horas: Tá na Hora

– Para apreciar a vista: Restaurante Caféhavanesa

Os melhores cafés: Pastelaria Mimosa

As melhores lojas para fazer compras: o comércio tradicional da baixa da cidade, com lojas diversas, produtos de qualidade e atendimento personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *