Susana Rico, Fotógrafa


É uma cidade de mar e de serra, com uma natureza única.

Nasceu em Setúbal há 37 anos e vive atualmente em Palmela. A sua carreira começou no Marketing e Comunicação, para se dedicar à direção de arte, fotografia e marketing digital. Passou por países como a Suíça, Inglaterra e EUA, onde trabalhou com vários designers, marcas e agências na criação de conteúdos. A paixão pela fotografia levou-a a criar vários projetos fotográficos, como o projeto “Viragos”, que esteve em exposição em várias galerias internacionais e em Portugal. Este projeto é uma das suas maiores realizações profissionais e pessoais, onde retrata uma série única de fotografias de mulheres motociclistas, recorrendo ao método ferrótipo, que representam o espírito Virago (que significa uma mulher que demonstra qualidades exemplares e heroicas). A fotografia permanecerá nos seus planos futuros com o seu novo projeto de fotografia documental sobre mulheres portuguesas e os seus grandes feitos, abrangendo todas as profissões, idades e regiões.

Como apresenta a cidade a quem não a conhece? Setúbal é uma cidade de mar e de serra, com uma natureza única. A serra da Arrábida, as praias, o estuário do sado e os golfinhos surgem como uma combinação perfeita para qualquer visita ou passeio. Além da natureza, Setúbal tem uma gastronomia rica em peixe, e, a acompanhar os pratos típicos, os vinhos da região, como o famoso Moscatel. Esta é a combinação perfeita para passar um ou uns belos dias a explorar a cidade.

Complete as seguintes frases:

Só em Setúbal encontro…a melhor caldeirada de peixe.

Um dia perfeito em Setúbal é assim… um passeio matinal pedestre pela serra da Arrábida e paragem obrigatória numa das praias (Figueirinha, Galapos, Portinho da Arrábida), uma paragem para almoçar choco frito no Leo do Petisco, uma visita à casa Baía para degustação de alguns vinhos da região. E para terminar um passeio pela praça do Bocage, baixa de Setúbal e subida da famosa R. Arronches Junqueiro até ao Miradouro de S.Sebastião.

Não podemos ir embora de Setúbal sem…ir ver a vista da península de Troia do Forte de S. Filipe.

O seu Best Of de Setúbal:

Lugares que não podemos deixar de visitar e porquê:

– um monumento: Praça do Bocage porque é o poeta e o ícone da cidade. Esta praça situa-se em frente à câmara municipal e é o ponto central da cidade.

– um museu / espaço cultural: Casa Baía porque é o centro de promoção turística da cidade e tem uma exposição permanente sobre a fauna e a flora da região, assim como uma seleção de doces e vinhos da região.

– um jardim: Bonfim

– uma vista: Miradouro de S. Sebastião

As melhores atividades de lazer/outdoor em Setúbal: Uma caminhada pela serra da Arrábida; um passeio de barco para ver os golfinhos; a rota dos vinhos da região.

Os melhores hotéis: Hotel Luna Esperança, Hotel do Sado Business & Nature, Rio Art Hotel

Os melhores restaurantes:

– De cozinha de autor: Xtoria

– De cozinha portuguesa: o Restaurante Novo 10

– De peixe e marisco: Xico da Cana (peixe) e Pinga Amor (marisco)

– De cozinha do mundo: Taifa

– Para petiscar: Beco da Ribeira

– Para comer a “bom preço”: O Alface

– Para comer fora de horas: Taberna 490

– Para apreciar a vista: Tasca da Fatinha

Os melhores cafés: Café da Casa e Pastelaria Abrantes

Os melhores bares / discotecas: La Bohème, Tasko do Kaneco, Corktale

As melhores lojas para fazer compras: Ciclo Concept Store

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *