Mesa Marcada premiou os melhores Chefes e restaurantes de 2016

Já foram atribuídos os prémios Mesa Marcada 2016. João Rodrigues e o “seu” restaurante Feitoria são os grandes vencedores.

Às 20 horas da passada segunda-feira, dia 16 de Janeiro, o espaço Gin Lovers, na Embaixada, em Lisboa, registava uma anormal afluência de chefes e gastrónomos. Se alguém tivesse ali detonado uma bomba (ninguém o fez, felizmente), o país teria ficado com muito menos sabor e com menos gente para contar a que sabe este sabor.

O concorrido encontro deveu-se à entrega dos prémios Mesa Marcada, o blogue de Miguel Pires e Duarte Calvão que distingue, há já oito edições, os dez chefes e os dez restaurantes preferidos de um painel alargado de pessoas relacionadas com o meio gastronómico. Todas essas pessoas, 147 se quisermos ser mais precisos, estariam certamente ali reunidas, assim como o estavam muitos dos chefes (e suas equipas) nomeados aos prémios.

Foi neste ambiente de festa que, por duas vezes, “subiu ao pódio” o grande vencedor da noite. João Rodrigues conquistou o 1.º lugar não só entre os chefes nomeados, como também entre os restaurantes  – o Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa – onde aplica toda a sua criatividade. José Avillez, vencedor das últimas edições, não ficou completamente destronado, nem se deixou abater num segundo lugar que reconheceu, com graça e fairplay, “também ser bom”, até porque acabou por ser o vencedor do Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano, com o seu Bairro do Avillez. O restaurante A Taberna da Rua das Flores voltou a conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o prémio Mesa Diária, o Chefe Revelação do Ano foi atribuído a Pedro Pena Bastos, do restaurante Esporão, e Loco, de Alexandre Silva, venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, ao ser o restaurante com a maior subida no ranking.

 

Belcanto e Ocean subiram igualmente ao pódio dos melhores restaurante, da mesma forma que José Avillez e Henrique Sá Pessoa ficaram entre os três primeiros na categoria dos Chefes. Muitos outros foram homenageados nesta que foi a mais disputada das edições (o blogue tem disponível para consulta a lista total dos chefes e dos restaurantes nomeados), mas venceu o espírito de convívio entre os competidores e a boa disposição à volta de um bom copo de vinho e dos petiscos pensados por Miguel Castro Silva para o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *