A MADEIRA À MESA

BOLO DO CACO, FILETES, ESPETADAS, PICADINHOS (DAS CARNES RICAS ÀS IGUARIAS ÚNICAS DO OCEANO) E UMA ABENÇOADA VARIEDADE DE DOÇARIA REGIONAL, A MADEIRA ORGULHA-SE DAS TRADIÇÕES DA SUA COZINHA. E NEM É DE RECEITAS SECRETAS, QUE AQUI O QUE É BOM É PARA SER PARTILHADO.

Bolo do Caco

Bolo do Caco

A gastronomia própria da Madeira, seja servida num restaurante modesto, nos que concentram mil alternativas a locais e turistas ou com os devidos twists fazem as glórias dos melhores hotéis, é rica, recomenda-se e usa com sabedoria o melhor da terra e do mar. É a qualidade dos produtos regionais que diversifica as ementas e é capaz de aliar a tradição ao toque contemporâneo, a saciada nostalgia à curiosidade gourmet, sirvam os ingredientes a cozinha nacional ou dê um toque distinto à gastronomia internacional.

Brilham peixes e mariscos (as imperdíveis lapas e caramujos) e não se perde a espetada de vaca em pau de loureiro, a sopa de trigo ou a sopa de tomate e cebola coroada por um ovo escalfado. As lapas são temperadas com muito alho e servidas assim que a frigideira diga que estão grelhadas, com rodelas de limão.

Lapas

Lapas

A espetada faz-se de cubos de lombo de vaca assados em espeto num fogo de lenha, devidamente temperadas de sal e alho. O molho de alho, vinagre e loureiro faz a marinada da carne de vinha e alhos que depois é frita ao ponto. O picado (ou picadinho) resolve-se em cubos de vitela fritos em alho e pimento, muito molho e batatas fritas. Um prato de família, até porque cada um espeta o garfo na travessa e assim se vai servindo . E não sendo muito dada a saladas, os cubos de farinha de milho fritos são um acompanhamento quase obrigatório, especialmente nos pratos de carne. Há uma deliciosa excepção no caso dos bifes de atum, frito depois de marinado em azeite, orégãos, alho e sal.

Picadinho

Picadinho

Para além do bacalhau, do polvo ou da pota, a Madeira orgulha-se do peixe-espada preto com banana, uma combinação perfeita.

Peixe-espada com banana

Peixe-espada com banana

Para a gulodice, é o arquipélago farto em opções de doçaria como nas queijadas (pequenos pastéis à base de ovos, açúcar e requeijão) e no bolo e broa de mel. A qualidade das frutas frescas permite um rol sem fim de saladas. Outro ‘must’ é o pudim de maracujá, feito com a polpa do fruto, leite condensado, natas e gelatina.

Bolo de mel

Bolo de mel

O resto é feito de apetite, claro. E do bom.

 

50 MELHORES RESTAURANTES NA MADEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *